Desde 2000
Todas as manhãs informando o operador do direito
18
SET

TRF4: Tenente-coronel do Exército é condenado por improbidade administrativa

Um tenente-coronel do Exército teve a condenação por improbidade administrativa confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) na última semana. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por desvio de verbas destinadas à compra de alimentos para a 3ª Região do Comando Militar do Sul.

O administrador e o casal proprietário da empresa que fornecia os mantimentos também foram condenados.

Conforme o MPF, o militar, que atuava no 3º Batalhão de Suprimentos, em Nova Santa Rita (RS), atestava notas fiscais da empresa fornecedora sem que os produtos fossem de fato entregues. Em alguns casos, os alimentos eram de qualidade inferior ao contratado na licitação. O valor que sobrava era dividido entre ele e os outros acusados.

Os réus terão que ressarcir o erário, devolvendo R$ 211.445,00. Conforme o MPF, o prejuízo teria passado de um milhão de reais, mas provas documentais foram destruídas. A Procuradoria ressalta que uma gestão arbitrária e que despreza as formalidades por parte do Exército teria propiciado as irregularidades.

Os três perderão o direito de contratar com o serviço público e os direitos políticos por cinco anos. O militar, por ser o mentor e comandante do esquema fraudulento, perderá a função pública.

 

Fonte: TRF4

Últimas Notícias