Desde 2000
Todas as manhãs informando o operador do direito
5
AGO

OAB-PR alerta advocacia para tentativa de golpe que usa o nome da seccional para clonar celulares

A OAB Paraná recebeu um alerta da subseção de Apucarana relativo a uma tentativa de golpe usando o nome da seccional. Segundo relato de uma advogada da região, ela recebeu uma ligação de uma pessoa que afirmava ser do Setor de Comissões e que a profissional havia sido selecionada para uma live promovida pela OAB. Após o aceite do convite, a advogada recebeu uma mensagem com um código via SMS e deveria informá-lo ao golpista para confirmar a participação. 

A seccional paranaense adverte a advocacia e a população sobre esse tipo de golpe e, em caso de dúvidas, orienta a procurar a Ouvidoria da seccional (ouvidoria@oabpr.org.br). Na última semana, a  OAB publicou um alerta quanto a golpes que vêm sendo aplicados visando clonar números de telefone celular e whatsapp.

A partir de relatos de advogados, os golpistas se apresentam como representantes do Ministério da Saúde ou de institutos de pesquisa e solicitam respostas a um pequeno questionário. Ao final da ligação pedem que o usuário informe um código enviado via SMS. Com esse código, hackers “invadem” o aparelho e têm acesso aos dados do usuário. A recomendação é que as pessoas não passem dados pessoais, nem cliquem em links enviados por mensagem de texto.

Fonte: OAB-PR

Últimas Notícias