Desde 2000
Todas as manhãs informando o operador do direito
ADVOGADOS CORRESPONDENTES
31
Maio

Após pleito apresentado por advogados, estado do Paraná dá início à vacinação de PcDs em todos os municípios

O governo do Paraná deu início nesta segunda-feira (31) à vacinação contra covid-19 de pessoas com deficiência em todo o estado. A iniciativa ocorre após a mobilização de um grupo de advogados com deficiência, liderados pela profissional Valéria Mendes Siqueira, responsável pelo Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência da OAB Paraná. Eles apresentaram um estudo técnico-jurídico sobre a necessidade de priorizar este grupo na imunização.

Na última semana, Valéria se reuniu com representantes da a Secretaria da Saúde (Sesa) do estado para tratar do tema. Participaram o diretor-geral, Nestor Werner, a diretora de atenção à saúde, Maria Goretti e Aline Jarschel de Oliveira, do Departamento de Atenção às Condições Crônicas.

“É uma grande vitória, sem precedentes a extensão do direito à vacinação para todas as pessoas com deficiência em todo o estado. Começamos as conversas com a Secretaria da Saúde (Sesa) na última quarta-feira. Na quinta, já houve articulação e, na sexta-feira, ficou definido que a partir de hoje essa vacinação já teria início”, conta a advogada.

“Mais uma vez temos a certeza do peso da instituição OAB fez toda a diferença para que esse objetivo fosse alcançado. É uma vitória dos advogados com deficiência que se uniram e se mostraram fortes. Essa medida vai garantir uma segurança a um grupo de pessoas que só pela condição de deficiência é um grupo mais vulnerável do que outros. O apoio da diretoria da OAB, na pessoa da dra. Marilena, foi fundamental para mais essa vitória”, celebra Valéria.

Participaram da elaboração do estudo os advogados Adriana Denise Teixeira Bezerra, Debora Gonçalves de Oliveira, Marcus Vinicius de Oliveira Ribeiro e Nelmo Cassiano Kitcki.

Anteriormente, o grupo de advogados já havia participado da mobilização para viabilizar a prioridade para pessoas com deficiência no município de Curitiba.

Confira a íntegra do estudo técnico jurídico

OAB-PR

Últimas Notícias