Desde 2000
Todas as manhãs informando o operador do direito
ADVOGADOS CORRESPONDENTES
06
Nov

Andrei Rech toma posse como desembargador do TJ-PR

Em solenidade conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, tomou posse nesta sexta-feira (5/11) o novo desembargador da corte, Andrei de Oliveira Rech. Participaram da solenidade diversas autoridades e representantes da advocacia. A OAB Paraná foi representada pelo vice-presidente, Fernando Deneka.

O novo integrante do tribunal ingressou pelo quinto constitucional da advocacia, tendo integrado a lista sêxtupla elaborada pelo Conselho Pleno da OAB Paraná; a lista tríplice do TJ-PR e sido nomeado pelo governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, no dia 24 de outubro. O cargo é decorrente da implantação de duas novas Câmaras na corte.

“A gente veio de uma campanha árdua, a campanha do quinto constitucional. Você passa por uma primeira listagem na OAB, e lá eu tive a honra de sair em primeiro, depois aqui no Tribunal, teve uma outra campanha mais corrida, porque foi pouco tempo de campanha, no máximo 15 dias e já foi efetuada a votação da lista tríplice, e depois no Executivo. Então é uma corrida bem árdua, diferente daquela que a gente faz proveniente de carreira, mas, ao mesmo tempo em que é árdua, é muito gratificante representar a classe aqui ”, afirmou o novo desembargador.

Trajetória

Natural de Umuarama, Rech tem 46 anos e graduou-se em Direito em 2000, pela Universidade Paranaense (Unipar). De 2002  a 2006, foi assessor jurídico do Tribunal de Alçada e do TJ-PR. Desde então, o advogado vinha atuando na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), sendo diretor jurídico de 2019 para cá.

No sistema OAB, compôs o Conselho Seccional de 2016 a 2018 e integrou também Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Atuou ainda como membro das comissões de Compliance, de Direito Ambiental, de Seleção e dos Advogados Empregados na Administração Pública Indireta e Regimes Especiais.

“A advocacia paranaense ofereceu uma lista com seis excelentes nomes e o escolhido, Andrei de Oliveira Rech, que hoje toma posse certamente orgulhará esse Tribunal de Justiça do Paraná com trabalho, dedicação e com a competência que lhe é peculiar e que marcou a sua carreira jurídica em todos os lugares por onde passou. Ressalto, por conhecê-lo, que trará o seu coração, maior que ele próprio, e que isso certamente fará toda a diferença ao julgar o próximo”, destacou Deneka em seu pronunciamento.

Quinto constitucional

O quinto é o dispositivo constitucional que reserva 20% das vagas existentes nos Tribunais de Justiça para advogados e integrantes do Ministério Público. A OAB e o MP formam uma lista sêxtupla de candidatos e a remetem aos tribunais, que selecionam três e encaminham ao governador. De acordo com o Regimento Interno do TJ-PR, a formação de lista tríplice a ser encaminhada ao Executivo é feita em sessão do Pleno, com votos abertos, nominais e fundamentados.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-PR

OAB-PR

Últimas Notícias