Desde 2000
Todas as manhãs informando o operador do direito
ADVOGADOS CORRESPONDENTES

O Balde da Gestão e Desenvolvimento Jurídico

Muitas vezes nossos sentimentos são direcionados pelo que acontece conosco em nosso dia a dia. Por exemplo, quando oferecemos palavras positivas para outras pessoas, isso afeta o outro e a nós mesmos.

Por isso a gestão de pessoas em escritórios jurídicos é algo de extrema importância no momento atual que estamos vivendo, onde podemos perceber a falta de interação social entre as pessoas, a falta de empatia, o nervosismo e a falta do sentimento de pertencer a algum lugar.

No livro “Seu Balde Está Cheio? O Poder Transformador das Emoções Positivas na Vida Profissional e Afetiva” de Tom Rath e Donald O. Clifton, podemos perceber a importância de sempre reforçar emoções positivas nas pessoas. Os autores criam uma teoria de que todos nós possuímos um balde invisível e uma concha, no qual podemos encher ou esvaziar, dependendo de nossas atitudes ou atitudes de outras pessoas, sendo elas positivas ou negativas. 

Já foi o tempo que as pessoas eram vistas apenas como parte da engrenagem e facilmente substituíveis. Hoje em dia, administrar de forma positiva a equipe gera um diferencial competitivo. Com uma boa gestão de pessoas, o escritório consegue gerar motivação, desenvolvimento e retenção de profissionais mais capacitados.

Muitos escritórios gastam muito dinheiro para contratar os melhores profissionais existentes no mercado, mas na hora da efetiva gestão, o profissional é deixado de lado apenas na realização de seus afazeres, tendo apenas um treinamento simples como referência.

Em tempos passados, o emprego era avaliado apenas como um meio de retorno financeiro (salário + benefícios), mas podemos ver uma mudança clara no mercado, principalmente no perfil profissional dos jovens. O emprego deixou de ser algo singular para se tornar algo mais abstrato.

Com base no mercado jurídico, apresentarei os tópicos mais avaliados por profissionais na busca do emprego:

• Remuneração (salário + benefícios + bônus);

• Capacitação (investimento em cursos e palestras);

• Relacionamento Interpessoal (clima agradável no ambiente profissional);

• Estabilidade Emocional do Gestor (foi-se o tempo de engolir os sapos para manter um emprego);

• Independência nas Atividades (mas com possibilidades de discussão de estratégias melhores a serem adotadas);

• Plano de Carreira (um sentimento de futuro dentro da empresa).

Hoje em dia um gestor de visão precisa trabalhar com alguns pontos para que sua equipe se desenvolva e alcance os resultados almejados. Abaixo citarei alguns destes para o direcionamento de uma equipe de alta performance:

• Contrate corretamente. A contratação de profissionais que tenham um perfil aderente à cultura da empresa é essencial;

• Converse sobre suas expectativas com a equipe. O diálogo ainda é a melhor opção, sendo que a comunicação pode ser um grande aliado na minimização de conflitos;

• Forneça os recursos necessários ao trabalho, sejam equipamentos mais modernos, aplicativos que facilitem o dia a dia ou capacitação em sistemas utilizados;

• Reconheça esforços. Um trabalho bem feito que não é reconhecido pelo gestor tende a se deteriorar. Um elogio pode mudar a produtividade;

• Ouça os colaboradores. Muitas vezes ouvir seus colaboradores pode trazer benefícios, seja através de uma conversa simples ou até mesmo de um questionário com essa vertente;

• Dê feedback aos colaboradores. Isso ainda é um excelente método para estreitar o relacionamento.

Agora chegamos ao momento no qual você deve pensar: o que eu posso fazer em meu escritório para que meu time se desenvolva?

O desenvolvimento do escritório inicia-se com o desenvolvimento de seus líderes. Não deixe seu balde transbordar de negatividade (enviada ou recebida) e tenha cada vez mais sucesso com uma equipe afiada.

Fonte: Daniele Di Marco é psicóloga e analista de recrutamento da Inrise Recrutamento

Fonte: