Desde 2000
Todas as manhãs informando o operador do direito
ADVOGADOS CORRESPONDENTES
10
Jul

Bloqueio de valores realizados com o uso de inteligência artificial aumenta 84% no primeiro semestre de 2021

Uso da ferramenta PIAA-SisbaJud gera maior celeridade e efetividade na prestação jurisdicional

De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 29.434 solicitações de bloqueio de bens e valores por meio do uso de inteligência artificial, no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Esse total representa um aumento de 84% em relação à quantidade de solicitações formalizadas no mesmo período de 2020, que foi de 15.988. Atualmente, 33 comarcas utilizam a ferramenta PIAA-SisbaJud, ao passo que na metade do ano passado eram apenas 13. 

O uso do Projeto de Inteligência Artificial e Automação (Robô PIAA), desenvolvido pelo TJPR em 2019, aliado à integração do Projudi, Sistema de Processos Digitais da Justiça paranaense, e do Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SisbaJud) representa maior celeridade e efetividade na protocolização de ordens judiciais. 

Além disso, a adoção de instrumentos de inteligência artificial está alinhada ao aumento da eficiência, um dos princípios norteadores da atual gestão, e demonstra como o Judiciário estadual está atento às soluções voltadas à melhoria da prestação jurisdicional. 

O Robô PIAA 

Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do TJPR, o Robô PIAA efetua a integração do sistema Projudi com o novo SisbaJud, lançado em setembro de 2020 em substituição ao BacenJud. O principal objetivo da inclusão é otimizar o uso dos sistemas eletrônicos, como executar e acompanhar as ordens judiciais de bloqueio de bens dentro do Projudi, além de realizar as solicitações de pesquisa de endereços.  

Recentemente, ainda, o desenvolvimento do Robô PIAA atingiu a sua terceira fase, com novas funções, como: criar e protocolizar minutas, aguardar o retorno de resposta final (com ou sem desdobramentos), devolver documentos .pdf do retorno final para o Projudi e solicitar transferências e desbloqueios.  

O passo a passo para aderir à ferramenta pode ser acessado clicando aqui. No manual, estão disponíveis todas as informações a respeito da plataforma, bem como as instruções para realizar os procedimentos. 

TJ-PR

Últimas Notícias