Desde 2000
Todas as manhãs informando o operador do direito
ADVOGADOS CORRESPONDENTES
23
Jun

Justiça garante transporte aéreo de bebê para fazer tratamento de saúde

A viagem de helicóptero ocorreu na tarde do último domingo (21/6). Levou aproximadamente uma hora para percorrer o trajeto entre Xanxerê, no Oeste, e Florianópolis. A viagem foi viabilizada pela equipe do Batalhão de Operações Aéreas, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (Grau), depois de determinação judicial proferida na última sexta-feira (19).

Na decisão, o juiz Christian Dalla Rosa, da Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da comarca de Xanxerê, determinou que Prefeitura e Estado promovam transporte adequado, equipado com UTI, para a criança e um familiar, a fim de garantir o tratamento de atrofia muscular espinhal (AME). Inicialmente, serão quatro aplicações de medicamento específico, já disponibilizado pelo Governo Estadual, num período de 58 dias. Depois, uma nova aplicação deve ser feita a cada quatro meses, por tempo indeterminado.

Os pais argumentaram, no pedido de tutela de urgência, que devido ao estado de saúde da criança o veículo precisa ser equipado com UTI, do qual a prefeitura não dispõe. O tratamento é realizado no Hospital Joana de Gusmão, na Capital, e é fundamental para cessar os efeitos da doença e evitar que o quadro de saúde da menina se agrave ainda mais. O transporte, no domingo, foi realizado pela equipe de saúde da aeronave Arcanjo-04, com médico, enfermeiro e um bombeiro militar que se deslocaram até Xanxerê para buscar a família.

Últimas Notícias