Desde 2000
Todas as manhãs informando o operador do direito
ADVOGADOS CORRESPONDENTES
18
Fev

Na Gazeta do Povo, artigo aborda os 89 anos da OAB Paraná em prol da cidadania

Os 89 anos da OAB Paraná, comemorados nesta segunda-feira (15/2), são o tema do artigo “89 anos em defesa da cidadania“, escrito pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles e publicado pela Gazeta do Povo.

“A OAB é uma entidade sui generis, encarregada de realizar a seleção dos profissionais que podem advogar, sua fiscalização disciplinar e a defesa das prerrogativas inerentes ao direito de ampla defesa. Além disso, é a única entidade de classe, reconhecida por lei federal, como detentora das atribuições de defender interesses comuns da sociedade brasileira”, diz um trecho do texto.

Leia aqui a íntegra:

Em novembro de 2020, a OAB Nacional completou 90 anos. Neste dia 15 de fevereiro é a vez de a OAB-PR completar seus 89 anos de união da advocacia paranaense. Iniciamos sob a liderança de João Pamphilo Velloso d’Assumpção, uma figura ímpar, que sintetizou na sua pessoa todas as qualidades de um grande advogado e cidadão. Nascido em Curitiba, foi estudar Direito em São Paulo e, depois de se formar, voltou à sua terra natal já com o título de doutor em Ciências Jurídicas e Sociais. Aqui fundou o Instituto dos Advogados do Paraná e foi seu presidente de 1917 a 1932. Também foi um dos fundadores do curso de Direito da UFPR. Em 1932, o presidente Pamphilo liderou a advocacia de nosso estado, na fundação da Ordem dos Advogados do Brasil, presidindo-a por cinco anos.

Pamphilo foi um abnegado, ajudou muitos colegas a iniciarem sua profissão. Nunca deixou de emprestar seus conhecimentos para orientar os neófitos no Direito e na arte de advogar. Quando faleceu, não estava em situação financeira confortável, devido à sua vida sempre humilde e de dedicação à classe, aos clientes menos favorecidos e aos colegas de profissão. Sua riqueza foi a história que protagonizou, os clientes que atendeu gratuitamente, a justiça que ajudou a promover, as instituições que fundou e os colegas que auxiliou. Um exemplo de humildade, de desprendimento, de envolvimento com as lutas do Direito, da sociedade paranaense e de coleguismo.

Esse continua sendo o espírito que permeia a atuação da OAB-PR e da advocacia paranaense, a inspiração que procuramos propagar aos novos colegas: advocacia é dedicação à causa de servir, de pacificar, de curar as chagas dos conflitos sociais, de restaurar por meio da justiça e trazer a harmonia e a felicidade aos lares de nossos clientes. Advocacia não é comércio, não pode ser vista como fonte de ascensão social ou enriquecimento fácil, mas sempre na sua dimensão de exercício e aplicação das ciências sociais a favor do bem-estar social, de trincheira das liberdades, das garantias fundamentais e dos direitos humanos.

A OAB é uma entidade sui generis, encarregada de realizar a seleção dos profissionais que podem advogar, sua fiscalização disciplinar e a defesa das prerrogativas inerentes ao direito de ampla defesa. Além disso, é a única entidade de classe, reconhecida por lei federal, como detentora das atribuições de defender interesses comuns da sociedade brasileira. O artigo 44 da Lei Federal 8.906/94, estabelece caber a OAB “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Em simetria a essa missão, a advocacia consta da Constituição Federal como atividade essencial e indispensável à administração da justiça, porque advogados e advogadas são porta-vozes que levam ao Judiciário os reclamos dos cidadãos quanto à violação de seus direitos.

O conjunto de normas jurídicas que regem a nação demanda estudo técnico e formulação de pedidos adequados para proporcionar aos que sofrem com injustiças e arbitrariedades, postulações completas e adequadas capazes de dar a cada um o que lhe pertence, missão essa exercida diariamente pela advocacia perante os juízos e tribunais. Além disso, a advocacia consultiva, preventiva e de orientação também se constitui em necessária atividade para trazer segurança às atividades empresarias e às relações sociais entre os cidadãos.

O envolvimento da OAB e da advocacia é, portanto, com a sociedade e com seus clientes. A OAB-PR congrega e une a classe em torno dos grandes ideais humanistas, de igualdade, liberdade, não discriminação, solidariedade e justiça social. A advocacia paranaense reafirma, nos 89 anos de sua entidade, esses compromissos, atuando sempre com independência e firmeza na defesa dos direitos fundamentais do povo paranaense e brasileiro.

Cássio Lisandro Telles é presidente da OAB Paraná.

Últimas Notícias