Desde 2000
Todas as manhãs informando o operador do direito
ADVOGADOS CORRESPONDENTES
31
Maio

Seccionais da OAB no Sul requerem do INSS ampla divulgação das normativas

Em ofício conjunto dirigido ao presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo José Rolim Guimarães, a OAB Paraná, a OAB Santa Catarina e a OAB Rio Grande do Sul requerem ampla divulgação das normativas emitidas pela autarquia. Regularmente, são expedidas pelo INSS, em suas variadas repartições, orientações, comunicados, ofícios, memorandos, pareceres e demais notas explicativas que norteiam os atos administrativos e modificam o entendimento da autarquia. No ofício, a OAB destaca ser fato notório que tais normativas não são amplamente divulgadas à sociedade.

“Seria de extrema relevância, coadunando com o princípio da publicidade e dentro do interesse público e individual, que, mesmo não diretamente dirigidos aos segurados, a sociedade tivesse fácil acesso a tais entendimentos, propiciando maior previsibilidade, segurança jurídica e possibilitando a adequação do cidadão”, argumentam os presidentes das seccionais no ofício datado de 26 de maio.

As três seccionais entendem que merece maior visibilidade a edição de tais normativas, pleiteando, além disso, maior facilidade na sua consulta pelo conjunto da cidadania brasileira. A ausência de ampla publicidade dos atos administrativos, consideram, fere princípios basilares da Administração Pública dispostos na Constituição Federal, nos artigos 5º, incisos XIV e XXXIII e artigo 37, bem como ao que estabelece a Lei nº 12.527/18 de acesso a informações, causando, ainda, retrabalho, mau uso da máquina pública, quando não prejuízos aos segurados do INSS.

Eficiência

Para os autores do pleito, uma vez que amplamente publicados os atos administrativos, atendendo à Carta Magna e à legislação pátria, se oportunizará aos usuários do sistema de seguridade a melhor adequação a novas exigências e entendimentos sempre que for o caso. “A publicação em canal oficial (site e aplicativo) e centralizado das Portarias, Resoluções, Memorandos, Comunicados, Instruções Normativas ou qualquer outro ato normativo que cause impacto nos direitos e procedimentos a serem observados pelos cidadãos, demonstra-se solução imprescindível para um serviço público de qualidade e eficiente, sendo o que requerem as três seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no presente ofício. Neste cenário, a OAB permanece a disposição da administração do INSS, sempre com foco no diálogo, intuito colaborador e viés cidadão”, conclui o documento.

Para o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Paraná, Leandro Pereira, o pleito tem grande relevância. “Em respeito à sociedade e às prerrogativas da advocacia, precisamos e vamos lutar sempre para que os órgãos cumpram de maneira automatizada, transparente e eficiente a divulgação de suas normas e informações e que as ferramentas de pesquisa disponham de forma objetiva, ampla, irrestrita e em linguagem de fácil compreensão todas as suas publicações”, afirma.

Confira aqui a íntegra do ofício.

OAB-PR

Últimas Notícias