Desde 2000
Todas as manhãs informando o operador do direito
ADVOGADOS CORRESPONDENTES
21
Set

Sede do Tuparandi recebe o nome de Lauro Fernando Zanetti

Há um ano, a advocacia paranaense perdia uma de suas importantes lideranças: o advogado Lauro Fernando Zanetti. Para evidenciar o quanto ele foi importante para a classe, a OAB-Londrina, prestou uma bela homenagem a ele,  dando seu nome à sede histórica da entidade, localizada no edifício Tuparandi, no centro da cidade. A cerimônia foi realizada na noite de 20 de setembro.

A homenagem reuniu toda a diretoria da Subseção, conselheiros locais e estaduais; amigos e familiares de Zanetti, numa cerimônia bastante emocionante e repleta de boas lembranças da pessoa amável, amiga, bem-humorada e sempre muito convicta nas lutas em defesa da advocacia, especialmente, do interior do Estado.

 A diretoria da OAB Paraná foi representada pelo vice-presidente Fernando Deneka, cujo discurso exaltou a dedicação de Zanetti à advocacia e à OAB. Também proferiram palavras de homenagem o conselheiro federal Artur Piancastelli; o advogado Alberto de Paula Machado, ex-presidente da OAB Paraná; o presidente da OAB Londrina, Nelson Sahyun Júnior, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Fabiano Augusto Piazza Baracat. Fabíola Zanetti encerrou a série de tributos falando em nome da família. Sania Stefani, vice-presidente da OAB Londrina, também compôs a mesa durante a cerimônia.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o advogado Alberto de Paula Machado, membro honorário vitalício do Conselho Estadual. Ele recordou a história de quando se conheceram e que ilustra bem a pessoa que foi Zanetti. Ainda estudante, Alberto de Paula Machado era presidente do DCE, nos anos 80, quando houve um pedido de reintegração de posse da sede da entidade pela Universidade Estadual de Londrina. Os estudantes resistiram. Zanetti defendia a UEL, e o ex-presidente da OAB-Londrina Jorge Aidar,  que também esteve presente à homenagem prestada pela Subseção, era o advogado do DCE.

“A partir daquele momento de divergência construímos uma grande e sólida amizade. Lauro Zanetti sempre foi um agente agregador”, disse de Paula Machado.

O conselheiro Artur Piancastelli, numa fala emocionante, destacou os atributos do amigo – “era uma pessoa simples, cativante, querida, carismática, divertido” – e a sua luta pela preservação da sede do Tuparandi após a inauguração da nova sede da OAB-Londrina. Também o vice-presidente da OAB-PR, Fernando Deneka, que representou a diretoria da Seccional, destacou o quanto Zanetti se envolveu tanto com a construção da nova sede – da qual presidiu a comissão de Obras – quanto nas obras de reforma da sede que agora recebe seu nome – e da qual também integrou a comissão de obras. “Ao nomearmos este espaço com seu nome, fica aqui eternizado o apreço e a gratidão pela atuação íntegra e exemplar do colega Lauro Fernando Zanetti. Sua solidariedade e sua generosidade estão inscritas na história da nossa entidade”, disse ele.

Fabiano Baracat, presidente da CAA-PR, também lembrou do episódio da discussão da venda da sede do Tuparandi e que foi suspensa pelo Conselho Pleno da Seccional após defesa intransigente de Zanetti pela manutenção do patrimônio de todos os advogados.

O presidente da Subseção-Londrina, Nelson Sahyun Junior, também bastante emocionado, falou de sua trajetória na OAB e o quanto Zanetti o orientou e o incentivou. “Ele sempre lutou pelos advogados do interior, exigindo que fossem respeitados em suas demandas tanto quanto os que atuavam em Curitiba. Lauro Zanetti sempre será lembrado como uma pessoa fiel à família, aos amigos e ao humor”, disse ele, destacando uma das características marcantes do amigo.

Também falou, em nome da família, a filha Fabíola Zanetti de Brito, ressaltando o pai presente e carinhoso, e o advogado e dirigente da Ordem, sempre atuando com amor e muita dedicação. “Ele amava a OAB e na entidade fez muitos amigos. Meu pai deixa muitos legados e ensinamentos”.

Após os pronunciamentos, foi descerrada a placa com o nome do Dr. Lauro Zanetti, com a presença de sua esposa Maria de Lourdes de Almeida Zanetti, e dos filhos Graziela de Almeida Zanett, dentista;  Leonardo de Almeida Zanetti e Fabíola Almeida Zanetti de Brito, ambos advogados; e netos.

Dedicação

No sistema OAB, Lauro Fernando Zanetti  foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina, vice-presidente desta subseção no triênio 98-2000, presidente na gestão seguinte, de 2000 a 2003, conselheiro federal pelo Paraná de 2004 a 2006 e também conselheiro seccional de 2007 a 2018. Atuou ainda em diversas comissões da seccional e lecionou no Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

OAB-Londrina

Últimas Notícias