Desde 2000
Todas as manhãs informando o operador do direito
Clique aqui e cadastre-se

O voto para mudar

A Câmara dos Deputados escreveu mais um triste capítulo durante pedido para análise de denúncia contra o presidente da República, Michel Temer. Não se tratava de condenação, nem de julgamento. Era um simples pedido para investigar as graves suspeitas envolvendo o mandatário mais importante da República. O presidente teria garantido todo seu amplo espaço de defesa. E poderia provar sua inocência.

Infelizmente, os parlamentares trancaram este processo. Eis que a maioria dos deputados federais, surdos e cegos aos pedidos de milhões de brasileiros nas redes sociais, insensíveis à robustez de evidências de práticas suspeitas e ignorando pesquisas de opinião pública onde os brasileiros de forma maciça são favoráveis às investigações, optaram pelo caminho do engavetamento. Ponto para a corrupção e para a falta de transparência.

O que assusta muitos brasileiros é que este quadro foi estruturado a partir do repasse de milhões de reais para beneficiar projetos e emendas de deputados federais. Não se pode aceitar que um presidente da República suspeito de ilícitos tenha motivado parlamentares com dinheiro público na véspera da votação. Não é esse futuro que desejamos. São essas práticas que arrastam a política brasileira para um abismo preocupante.

Essa representação política no Congresso Nacional definitivamente não está alinhada com os rumos que precisamos para a República. Se estes deputados não estão dispostos a construir um país mais cidadão, justo e ético, existe uma solução: o voto. É através deste mecanismo democrático que será possível qualificar a representatividade dos brasileiros.

Voto consciente. Esta é uma valiosa alternativa que está sendo defendida com firmeza pela OAB/RS ao lado de dezenas de entidades civis. Temos o dever de escolher nossos representantes com mais responsabilidade. Pesquisar suas trajetórias. Ouvir propostas. E cobrar posturas coerentes e éticas.

No próximo ano teremos eleições para presidente, governador, senadores, deputado federal e deputado estadual. Voto consciente é um caminho a ser trilhado. Tivemos mais um exemplo do quanto os anseios da população brasileira são ignorados pela maioria dos representantes no Congresso Nacional. Se não há vontade dos deputados em mudar os rumos do país, vamos mudar nossos representantes.

Fonte: Ricardo Breier - Presidente da OAB-RS

Últimos Artigos